As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sábado, 24 de novembro de 2007

Convidando amigos - por que muita gente teme isso?

São muitos os empreendedores que evitam conversar com seus amigos e parentes. O motivo geralmente é decorrente de alguma frustração nas primeiras tentativas de mostrar o empreendimento. Por conta disso, eles se lançam para as primeiras oportunidades de contatos que surgem e ficam ávidos pelos contatos de seus downlines.

Ao agir assim, estão desperdiçando uma grande oportunidade, pois os amigos e parentes, gente que se gosta e confia, poderia se tornar parceiros prazerosos de trabalhar. Talvez ainda pior, estas pessoas podem perder a oportunidade que você tem a oferecê-las, apenas por que você não conversou com elas.

Qual a solução para que todos ganhem?

Mantenha em mente o princípio BRioso, que é o legítimo e sincero desejo de ajudar a resolver os problemas das pessoas.

Antes de inciar a prospecção com seu amigo, descubra se existe alguma necessidade que você possa ajudá-lo, seja com seu produto (ou serviço), sua oportunidade de negócio ou qualquer outra coisa. Pense em tudo o que sabe sobre ele. Escreva tudo o que sabe sobre sua família, seu passa-tempo, seus esportes, seu emprego, seus relacionamentos, paixões e especialmente as coisas que gosta e que não gosta.

Escreva todos os problemas que você recorda ter ouvido dele onde seu produto ou sua oportunidade de negócios possa resolver. Coisas como problemas de saúde ou financeiros, e pense como isso está afetando ele.

Respeite o relacionamento que já existe. O que é mais importante, a amizade de vocês ou querer tê-lo como um parceiro de negócios?

Tenha um motivo genuíno que não seja de negócios para a conversa, como pôr o papo em dia desde a última vez que se falaram – descubra como ele está indo e tal. Como parte dessa conversa, você poderá explorar problemas potenciais baseados na preparação que você fez.

Contenha-se para não falar sobre sua oportunidade de negócios ou seu produto. Nessa conversa você precisará a fazer perguntas para tentar descobrir se você será útil. Se ficar claro que seu amigo possa se beneficiar com o que você tem a oferecer, pergunte a ele se ele se interessaria em saber algo a respeito. Assumindo que ele responda sim... caso você opte por apresentar seu produto, explique a ele de que forma isso poderá ajudá-lo a resolver a necessidade; caso você opte por falar de seu negócio, é preferível agendar a apresentação numa outra ocasião, ou caso o tempo seja propício aos dois e você disponha dos recursos, apresente.

Se você agir assim, não correrá o risco de aborrecer pessoas. Tendo essa abordagem, você se surpreenderá como as pessoas terão interesse nos seus produtos e no seu negócio.

Como passar do diálogo normal para o negócio?

Uma vez identificado que seu amigo possa se beneficiar com o que você tem a oferecer, você pode iniciar o diálogo com perguntas de aproximação:

- Nós somos amigos há um bom tempo e nunca conversamos sobre negócios. Você estaria aberto a conversar sobre isso?
- Alguma vez você pensou em ter um negócio próprio?
- Alguma vez você pensou em fazer algo além de ___________(medicina, advocacia,etc)?
- Eu estou atuando num empreendimento. Você estaria aberto(a) a conversar sobre isso ou você está completamente satisfeito com o que faz hoje?

Essas são algumas idéias de como canalizar o assunto para negócios, mas antes perguntando sobre o interesse da pessoa nisso. Observe, ela nem sabe do que se trata, mas nesse ponto lhe dirá se tem ou não interesse. Caso não tenha, não é a você nem ao seu projeto que ela está recusando, apenas não está interessada no momento em saber algo a mais e isso precisa ser respeitado.

A chave aqui é que você identificou a necessidade, e perguntou a ela para saber se ela realmente tem a necessidade ou não.