As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

domingo, 6 de janeiro de 2008

O Poder de Saber Perguntar

Se soubermos fazer uma pergunta, teremos muito menos rejeição do que se fizermos uma afirmação. Ao invés de dizer que seu programa traz liberdade financeira, experimente perguntar se liberdade financeira é algo que a pessoa deseja. Ao invés de dizer como você sabe fazer com que a pessoa possa largar seu emprego atual, pergunte se ela considerou a hipótese de fazer isso. Ao invés de afirmar que seu projeto oferece uma renda residual, pergunte se ela sabe o que é isso e o que ela faria caso tivesse uma renda assim. Pergunte o que ela acha que acontecerá com o sistema de previdência e o que ela pensa em fazer a respeito.

A pergunta faz a outra pessoa se sentir importante

Com a forma correta de perguntar, você estará movendo o foco (atenção) para a outra pessoa. A pessoa sente isso e ela se sente importante com isso. Essa sensação aumenta na mesma proporção do seu verdadeiro interesse na outra pessoa.

Quando alguém lhe perguntar algo, repita o que você entendeu sobre o que está sendo perguntado antes de responder, pedindo confirmação. Assim, você saberá exatamente o que lhe está sendo perguntado e não o que você acha que está sendo perguntado.

Procure dar respostas curtas mas objetivas. Por exemplo, se seu amigo lhe pergunta ...
- "Isso é algum tipo de pirâmide? "
Responda...
- Meu entendimento do que é uma pirâmide é um golpe criminoso e eu jamais me envolveria em algo assim. O que você considera como sendo uma pirâmide? ou
- Meu entendimento do que é uma pirâmide é um golpe criminoso e eu jamais me envolveria em algo assim. Quando você me perguntou se isso era uma pirâmide você queria saber se isso é algum programa de marketing multi-nível?

Saber ouvir é muito importante também

Ouvintes eficazes deverão lembrar que "palavras não tem significado - pessoas tem significado".

"A atribuição de significado para uma palavra é um processo interior - o
significado vem de dentro de nós. E ainda que nossas experiências, conhecimento
e atitudes diferenciem, nós freqüentemente interpretamos mal a mensagem uns dos
outros enquanto ficamos sob a ilusão de que um entendimento comum foi obtido."
--Larry Barker