As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

domingo, 10 de abril de 2011

Empatia Para Liderança Pelo Espírito Servidor

Segundo Aurélio Buarque de Holanda, "empatia é a capacidade de identificar-se totalmente com o outro".

Para compreender a importância da empatia, pense numa mãe que vai passar um fim de semana com seu bebê de dois anos numa pousada e que ao chegar no quarto ela fica deitada no chão e olha ao redor do quarto. Nesta posição ela está procurando por riscos potenciais ao seu amado bebê, colocando-se no ponto de vista dele, e não no que ela teria se estivesse em pé.

É simples assim. Quando nos colocamos na posição da outra pessoa, buscando compreender o seu ponto de vista, sensações e experiências, estamos usando a empatia. Esta é uma forma muito eficaz e poderosa de conexão e que trás uma experiência construtiva pelo espírito servidor. Quando alguém nos faz algo que  desgostamos, é muito fácil e instintivo amaldiçoarmos a outra pessoa. Isto é péssimo para nós, pois causa grande perda de energia. Se uma pessoa lhe der uma fechada no trânsito, considere a possibilidade de ela não ter visto você, ou mesmo de que ela não saiba dirigir bem ou quem sabe está tendo um dia ruim e está distraída ou descontando no trânsito. O fato é que você levou uma fechada no trânsito e não bateu o seu carro. O resto é apenas uma história que você cria ao redor deste fato. Esta história pode ser construtiva ou destrutiva. Ela pode levar você da posição de vítima ao de agressor. O fato é que se nos colocarmos no lugar do outro, é provável que nosso dia seja mais suave, por simplesmente fazermos uma escolha de enxergarmos com empatia.

Agora pense no seu prospecto quando vai apresentar seus produtos ou sua oportunidade de negócios no marketing de rede. O que será que ele está precisando, o que ele quer e o que ele não quer? Se você percebe as necessidades dele, pelo ponto de vista dele, é bem mais provável que você possa lhe servir e com isto ele esteja mais aberto ao que você possa lhe oferecer, consequentemente com menos rejeição que teria se não estivesse sendo empático com ele.

0 comentários: