As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dilema de Um Amigo

Hoje recebi um telefonema de um amigo que conheci no marketing de rede. Ele já passou por diversas empresas. Como a maioria dos que acreditam no multinível, perseverou em busca da "sua vez". Para manter sua privacidade, chamarei meu amigo aqui de Marcus.

Marcus é um homem de meia idade, casado e com um casal de filhos. Ele mantém seu emprego tradicional e faz marketing de rede com o fervor de quem busca a liberdade através desta atividade.

Há poucos meses, Marcus entrou numa empresa estrangeira de serviços que está iniciando no Brasil. Diferente das vezes anteriores, Marcus obteve um crescimento acelerado de sua rede e seus rendimentos alcançaram dez mil reais - quase o dobro do que ganha como empregado. Um parente seu enviou-lhe um email com comentários que coloquei numa comunidade de marketing de rede no orkut (MMN Profissional). Estes comentários classificam a empresa que Marcus atua como pirâmide. Tendo em conta que Marcus acompanha todos os meus treinamentos aqui no Supere-se, ficou estarrecido com o meu parecer. Assim, não hesitou em me telefonar para conversarmos a respeito.

Foi uma longa e gratificante conversa e não seria possível reproduzir todos os detalhes aqui, mas compartilharei algumas de nossas falas.

- Ricardo, você sabe que sou muito grato a você pela ajuda que me deu e isso eu jamais vou esquecer. Quando pensei em desistir do multinível, foi você que me fez compreender o que era necessário ser feito para chegar onde eu quero chegar.

- Obrigado Marcus, fico feliz em ter seu apreço e sua amizade. Obrigado por compartilhar.

- Pois é... me diga porque você está tão seguro de que a xxx é uma pirâmide.

Dei a Marcus uma explicação completa e ele emudeceu-se completamente. Ao final, perguntei o que ele pensava a respeito.

- Meu amigo, sinceramente, não sei o que dizer.

- Por que Marcus?

- Por que entendi claramente o que você me disse e infelizmente tenho que admitir que você está certo, mas hoje meu rendimento na xxx está finalmente dando tudo o que sonhei com o MMN e promete muito mais. Agora é como se o chão tivesse sido retirado, pois entendi que isso vai desabar. E pior, vai levar um monte de pessoas que confiaram em mim para o buraco.

- É dureza meu amigo. Não gostaria de estar na sua pele.

- Não sei o que fazer. Se eu parar, eu antecipo o término do que conquistei. Se eu continuo, minha consciência vai pesar, pois não vou ter coragem de promover algo que deixei de acreditar.

- Meu amigo, cuidado! O brilho do ouro cega.

- Eu sei disso. O que faço?

- Marcus, só há uma saída com brio. E o que recomendo é conversar com sua equipe, começando pelos seus diretos. Conte a eles sobre nossa conversa. Aliás, peça desculpas admitindo que conscientemente não gostaria de ter sido o responsável por colocá-los nesta situação, mas que nunca é tarde para corrigir um erro. Você descobrirá quem tem realmente valor ou não pela reação. Se a pessoa disser um "e daí, eu quero é o meu e dane-se" ou coisa parecida, você saberá exatamente o caráter desta pessoa.

- Você conversaria com eles numa reunião?

- Sim, mas não recomendo isso e justifico. Cada pessoa tem um tipo de reação, mas todos temos aversão à perda. Sendo uma pessoa de fora da empresa, posso ser interpretado como uma ameaça ao que eles conquistaram. Isso seria uma distorção indesejada, pois faria com que eles não focassem no problema, mas na ameaça apenas.

- Entendi.

- Se você conversa com seus diretos, você estará lidando com pessoas que lhe apreciam e o respeitam. Elas irão ouvi-lo de forma semelhante ao que você está fazendo agora comigo.

- Cara, que situação ...

- Eu sei, mas se você agir com firmeza de caráter, vai sair fortalecido disto, acredite. Não olhe para o que é errado, olhe para o que é certo e as coisas fluirão a seu favor.

Marcus será o primeiro a ler isto, mas muitos lerão também. A você Marcus, meu muito obrigado. Obrigado por confiar no amigo, obrigado por compartilhar seu problema comigo, obrigado por me permitir sentir-me útil e acima de tudo, obrigado por levar avante a bandeira de um MMN com brio!

2 comentários:

Þ@ülø ® disse...

Como faço para identificar quando uma empresa de MMN é realmente uma pirâmide?

Ricardo Ribeiro Guimarães disse...

Caro Paulo
Sugiro ler o seguinte artigo http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fsupere-se.blogspot.com%2F2007%2F11%2Fmuitos-j-devem-ter-ouvido-falar-sobre.html&ei=lyk5T_CpM47sggfIjb3oBQ&usg=AFQjCNGc-6tlmGGdsG95nXOKG6WLj9Vc5w&sig2=JUe9893iht04_km7nNcvEw
Havendo qualquer dúvida, entre em contato.