As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Porquê Qualquer Programa de MMN Com Ouro e Outros Metais É Pirâmide Financeira.

Ao longo de anos, internacionalmente, surgiram dezenas de progamas travestidos de MMN cujo produto primário foi o ouro, prata, platina ou outro metal qualquer. Nenhum deles sobreviveu mais do que dois anos. Há que se entender um princípio que fez com que estes programas fossem enquadrados como pirâmide financeira. Os que existiram, colapsaram, ou foram fechados e seus responsáveis levados à justiça. Mas por quê?


O ouro de fato é um produto tangível sim. Mas ele tem seu valor variável em função de cotações em relação ao dólar e outras moedas fortes. Em geral, se analizarmos este metal a longo prazo, ele se valoriza perante o dólar, ou melhor dizendo, o dólar se desvaloriza em relação a ele, fazendo que mais dólares sejam necessários para comprar a mesma quantidade de ouro. Até aí tudo bem. Em se tratando de um tipo de investimento, ele é regulado e como tal, somente instituições financeiras (autorizadas) é que podem operar com o ouro, pois isto prevê alguns fatores, entre eles, a real pureza do metal, a tutela (guarda) e emissão dos respectivos certificados de garantia e de tutela, quando o mesmo não é entregue ao comprador.

No marketing multinível compramos e revendemos produtos, mas não operamos em investimentos financeiros. É aqui que se dá o conflito. Qualquer empresa que atue com ouro (ou outro metal ou pedras preciosas, moedas, ações, certificados, etc) não pode operar no MMN, pois não se pode remunerar sobre investimento, porque isso caracteriza pirâmide financeira. Quando a empresa especula sobre um ganho futuro, ou mesmo os distribuidores da rede, estão promovendo algo sobre o qual não possuem controle para alegar os ganhos. As transações ocorrem antes do recebimento do ouro ou mesmo do certificado, sobre o qual pagam-se comissões. Isso é o mesmo que remunerar sobre dinheiro virtual.

O ouro tem sua fluação natural e seu valor definido pelo mercado internacional. Como é que você espera que ele possa remunerar a taxas de 20, 30, 50% ou mais à rede? É Ponzi puro, os novos recrutados é quem pagarão esta conta.


Já listei a Emgoldex na lista que publiquei no www.Supere-se.com – promover este tipo de negócio é crime e o fato da empresa não estar no Brasil coloca quem a promove aqui na linha de frente como principal responsável. Também toquei no assunto no Desafio Multinível.  Depois não digam que não sabiam e que estavam apenas tentando buscar a justa prosperidade.  Compartilhem e evitem que algum amigo entre numa fria. Em todos os casos de pirâmide financeira, geralmente este é o tipo onde a justiça é implacável, porque as instituições financeiras são as principais interessadas em banir concorrência irregular, que é considerada como Crime Financeiro, com penas maiores do que a própria pena de pirâmide financeira em si.

2 comentários:

Susana Bittencourt disse...

Olá Ricardo. Você foi muito feliz na sua postagem e este é um assunto importante que merecia estes esclarecimentos. Vou ajudar a divulgar no meu blog também. Abraços e sucesso.

Ricardo Ribeiro Guimarães disse...

Obrigado Susana. Sucesso a você também.